frase para reflexão


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domingo, 25 de novembro de 2012

PROETI : EDUCAÇÃO FISCAL - exercício de Cidadania, mas também lição de Matemática e Língua Portuguesa

                 
 EDUCAÇÃO FISCAL: deve ser compreendida como a abordagem didático-pedagógica capaz de interpretar as vertentes financeiras da arrecadação e dos gastos públicos de modo a estimular                

o contribuinte a garantir a arrecadação e o acompanhamento de aplicação dos recursos arrecadados em benefício da sociedade, com justiça, transparência, honestidade e eficiência, minimizando o conflito de relação entre o cidadão contribuinte e o estado arrecadador.
 Para tanto o professor precisa ter um novo olhar, uma nova postura diante dos conteúdos estruturantes da sua disciplina e incentivar permanentemente o aluno a participar e acompanhar os orçamentos públicos da escola e da comunidade, buscando seus direitos e seus deveres como cidadão. 
Nesta quarta-feira os alunos do PROETI viveram uma situação de aprendizagem bastante significativa. A diretora Eliane Nardy Oliveira permitiu que os alunos do PROETI fizessem a compra para a escola, e os serviçais fizeram a lista de tudo aquilo que a escola estava precisando. Acompanhados dos professores Adriana Lima, Samarone Medeiros, Maura Nardy e a supervisora e coordenadora do PROETI foram até à Mercearia SCHITINE (mercearia do Didi) para fazer as compras. 
De posse dos produtos na mão olharam a data de validade do produto, ao comprar o alho, a cebola, apertaram bem as cabeças de alho e da cebola para ver se estavam firmes; compraram óleo, batata amarela; tiveram que pesar. 
Todos eles receberam o pequeno cupom, no qual constava a quantidade comprada e o valor dos alimentos e o preço a pagar. Bom, através da compra realizada dá para trabalhar quantidade (números naturais) as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão), os dígitos do código de barra brasileiro, regra de três simples. E a própria nota fiscal que é um suporte textual (língua portuguesa)
 No final fora exigido da atendente a nota fiscal das compras que fizeram. Segundo comentário dos professores eles gostaram muito e foi uma aula prazerosa.  

terça-feira, 20 de novembro de 2012

HOMENAGENS A DIRETORA





 No dia  12 de novembro a equipe escolar da ESCOLA ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO homenageou a diretora Eliane Nardy Oliveira; pois tem sido uma parceira não só para a comunidade escolar , mas para todos os segmentos da escola. 
Reunimo-nos para auditório neste dia levando os nossos alunos para lhe prestigiarem, pois a  Diretora de Escola é, por muitos motivos, uma figura exponencial na estrutura de qualquer sistema de ensino, seja público ou privado.
 Suas funções alcançam praticamente todos os setores da escola, e múltiplos são os seus afazeres numa instituição que congrega  alunos,  pais,  professores e funcionários. 
 Suas responsabilidades são imensas, uma vez que estão sob seus cuidados adolescentes, jovens e adultos. 
 A  Diretora é a mestra pensadora, aquela que projeta a escola de qualidade desejada pela comunidade. 
  PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
À DIRETORA  ELIANE NARDY OLIVEIRA
 











quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CAPACITAÇÃO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



Na terça-feira, dia 13 de novembro reuniram-se as analistas na Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde no município de Dom Silvério, as diretoras das escolas das redes estadual e municipal de ensino, juntamente com as especialistas em educação dos municípios de  Alvinópolis, Dom Silvério e Sem Peixe para análise e reflexão do Projeto Político Pedagógico. Para esta capacitação contamos  com o apoio das analistas da SRE : Claudete Alves, Josiane e  Wilhiam que faz parte do grupo de assistência do PIP/CBC. No primeiro momento refletimos sobre as respostas  que as analistas obtiveram quando entrevistaram  nas  escolas  os diretores, especialistas, pais de nossos alunos, alunos, professores. E para fechar esse momento assistimos ao vídeo de Vasco Moretto. Para o educador Moretto, o projeto político-pedagógico expressa a visão, a missão e os objetivos da instituição, que vão se realizando à medida que as pessoas vivem o dia a dia da escola. 
É, portanto, flexível e dinâmico, vivenciado coletivamente. “É político porque expressa um compromisso social de formação de cidadãos inseridos num contexto social específico”, explica.As opções didático-pedagógicas feitas no projeto definirão a identidade escolar no tocante à formação cognitiva dos alunos”, explica Moretto, que  o projeto político-pedagógico é um conjunto de princípios orientadores das atividades e relações dos membros da comunidade educativa, que, para construção do projeto político-pedagógico, a base é a identificação pela própria instituição dos valores que norteiam sua ação.  
A escolha de valores explícitos para constituir o referencial da escola determinará sua identidade”, justifica. 
Estrutura do projeto político-pedagógico – Para elaboração do projeto, Moretto propõe uma estrutura composta por quatro níveis. “Isso não significa que eles sejam isolados e independentes”, destaca. O significado da representação está na relação que deve existir entre eles. Simbolicamente, na base de sustentação do projeto estão a visão, a missão e os grandes objetivos institucionais. Eles são o que “sustentam” os referenciais dos outros níveis para manter a coerência de orientação.
 A partir dessa base, vem o segundo nível, que são os fundamentos de três tipos: os ético-políticos, que explicitam os valores que a escolar vai adotar; os epistemológicos, ou seja qual a visão da escola sobre o conhecimento e, a partir desses dois fundamentos, define-se o terceiro tipo, os didático-pedagógicos, que determinam as relações entre professor, aluno e conhecimento.

Definidos esses dois níveis, parte-se para o terceiro, quando se elaboram os projetos setoriais, aqui entendidos como os segmentos em a escola atua, como Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio. Nessa etapa são descritos quem é o aluno de cada segmento e seus tipos de raciocínio, a metodologia adequada, a estrutura dos conteúdos e a forma de avaliação. “Estabelecem-se as características de cada fase da vida escolar”, complementa. Só então parte-se para o quarto nível, em que se são elaborados os projetos por disciplina, tendo por base os elementos propostos nos níveis anteriores. Dentro de cada setor, cada disciplina vai ser trabalhada separadamente. “O papel do professor nessa etapa é fundamental, pois é ele quem vai ampliar as concepções estabelecidas anteriormente, ao definir as características de sua disciplina, seus conteúdos conceituais, seus objetivos, suas especificidades e sua metodologia de trabalho.
Segundo Vasco Moretto, “não existe, portanto, um projeto político-pedagógico pronto para ser implantado na escola”, enfatiza. “Sua elaboração depende do engajamento de todos os envolvidos na escola, cada um em sua função". (Resumo da fala do educador). No segundo momento, Fora exibido para nós participantes slides formatados pelas analistas que trouxeram um referencial teórico acerca do Projeto Político Pedagógico dando abertura para comentários e discussões. 
No terceiro momento, cada escola de posse de seu projeto, e com o material fornecido pelos capacitantes fomos analisar se nossas propostas estavam atendendo os requisitos solicitados. Nós da Escola Estadual São Sebastião chegamos a conclusão que teremos de reestruturar nossa proposta.













quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PROJETO ÁGUA - EJA

 
         A ESCOLA ESTADUAL "SÃO SEBASTIÃO" se      orgulha de todos os seus alunos sem sombras de dúvidas, mas a turma da EJA tem o nosso carinho especial. São educandários que na época certa de estudar não tiveram as mesmas chances e oportunidades que muitos de nós tivemos em épocas passadas.Hoje são alunos exemplares. Para a a mostra cultural que ACONTECEU  na escola no dia 01/11/2012 a EJA juntamente com a professora Adriana Passos desenvolveu o PROJETO ÁGUA. E as questões que nortearam o projeto foram baseadas no tratamento da água. Como é tratada esta água que chega à torneira de nossas casas..... Para Obterem respostas a todas as questões visitaram a estação de tratamento de água na cidade de Ponte Nova, e foram recebidos calorosamente pela Sônia Madali - Bioquímica, professora de química geral, química orgânica, química inorgânica na UNIPAC em Ponte Nova, que mostrou-lhes todos os campos da ETA e deu preciosíssimas informações. _Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água

a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas: - Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila. - Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. - Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água. - Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. - Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças. - Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças. - Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.




IVª parte: MOSTRA CULTURAL"CONSTRUINDO SABERES E (RE) INVENTANDO PRÁTICAS

                                             

  TURMAS PROETI  E  EJA :  surpreendeu-nos trazendo TEMAS  que é bastante discutido dentro do meio ambiente questões que envolvem a poluição da água, água como geradora de energia elétrica e a fauna - animais em extinção. Coordenando o PROETI  estiveram os professores Adriana Lima e Samarone. Coordenando a EJA a professora Adriana Passos.Muitos cartazes, ficha técnica dos animais em extinção; maquetes, curiosidades sobre a água; abordagens como a verminose, questão do desperdício da água, os processos para o tratamento da limpeza da água até chegar à torneira de nossas casas e muito e muito mais....

 
Tivemos ainda a presença da estagiária da UFV, Alessandra Paiva Ribeiro que nos prestigiou com a medicina alternativa - área da homeopatia desenv olvida pelo departamento de Fitotecnia da UFV. Alessandra fora convidada pela professora de Biologia Fabiana Canazard.


 A todos que vieram nos prestigiar com sua presença nossos agradecimentos:












"A EXPERIÊNCIA DA VIDA, QUANDO ENTENDIDA COM INTENÇÃO PURA FAZ CRESCER ESSA CAPACIDADE DE TRANSFORMÁ-LA EM SABEDORIA"