A reciclagem de resíduos de frituras vem ganhando espaço investigativo no Brasil, com proposição de metodologias de reciclo apropriadas, a produção de sabão e biodiesel.
para o reaproveitamento do óleo usado cozinha, mediante a investigação de nossos alunos e com a cooperação de uma de nossas funcionárias transformamos o óleo residual em detergente. A fabricação de sabão é, sem dúvida, uma das atividades industriais mais antigas de nossa civilização. O sabão, na verdade, nunca foi “descoberto”, mas surgiu gradualmente de misturas de materiais alcalinos e matérias graxas (alto teor de gordura).
Na ESCOLA ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO encontramos uma solução
. Atualmente, parte dos óleos e gorduras residuais é reutilizada para produção de sabões. O sabão é produzido através da reação conhecida como saponificação, na qual um óleo vegetal ou gordura animal é hidrolisado com soda cáustica, o sal de sódio de ácidos graxos (sabão) e glicerol (glicerina). Pode-se utilizar óleos e gorduras de diversas origens como matéria prima para produção de sabão, como sebo de origem animal, óleos vegetais ou mistura de ambos. Outros ingredientes podem ser utilizados para modificar a qualidade do sabão, como a adição de álcool para torná-lo transparente; fragrâncias de odor específico, corantes e até germicidas. Entretanto, quimicamente as propriedades do sabão permanecem exatamente as mesmas, atuando do mesmo modo.
Quem fornecera para nós a receita foi a própria funcionária e os alunos da turma 70, 7º ano foram conferir e ficaram boqueabertos diante da descoberta.
Quem fornecera para nós a receita foi a própria funcionária e os alunos da turma 70, 7º ano foram conferir e ficaram boqueabertos diante da descoberta.
(funcionária da escola - Aparecida)
Ingredientes:
500 grs de soda caustica
1 litro de água fria
3 litros de gordura inservível para o preparo da merenda
2 litros de álcool
20 litros de água quente
Modo de fazer :
Dissolver a soda na água fria. Misturar a gordura mexendo sempre. Colocar o álcool sem parar de mexer. Quando começar a aparecer uma nata na mistura, acrescentar a água quente sempre mexendo. Quando começar a espumar, pode parar de mexer. Se quiser a mistura mais rala é só acrescentar mais água quente. Guardar em garrafas Pet.