frase para reflexão


Recados Online


domingo, 28 de outubro de 2012

REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO RESIDUAL PARA PRODUÇÃO DE DETERGENTE OU SABÃO

Diariamente estabelecimentos alimentícios e residências despejam nas “latas de lixos”, toneladas de resíduos alimentares. Parte desses resíduos é biodegradável, como por exemplo, restos de comida. Porém existem alguns descartes que não são considerados biodegradáveis, como é o caso do óleo residual.
O processo de fritura é utilizado atualmente como o meio mais rápido e prático no preparo de comidas diversas, por este motivo o uso desse processo tem aumentado constantemente em residências e restaurantes. A consequência desse aumento do processo de fritura é o alto índice na produção de óleo residual.
O problema surge na hora de descartar o óleo residual. Geralmente o resíduo é descartado através do ralo da pia, causando posteriormente problemas sérios de entupimentos ou ainda acarretando uma maior complicação no processo de tratamento de esgotos. Quando são descartados no lixo normal vem a duvida de qual será o findar desse resíduo. Quando entra em contato com os mananciais causam graves impactos ambientais. Com os problemas de descarte surge, portanto, a necessidade da descoberta de um método de reaproveitamento desse resíduo, uma maneira barata de converter o óleo residual em uma substância biodegradável.
A reciclagem de resíduos de frituras vem ganhando espaço investigativo no Brasil, com proposição de metodologias de reciclo apropriadas, a produção de sabão e biodiesel.
 para o reaproveitamento do óleo usado cozinha, mediante a investigação de nossos alunos e com a cooperação de uma de nossas funcionárias transformamos o óleo residual em detergente. A fabricação de sabão é, sem dúvida, uma das atividades industriais mais antigas de nossa civilização. O sabão, na verdade, nunca foi “descoberto”, mas surgiu gradualmente de misturas de materiais alcalinos e matérias graxas (alto teor de gordura).
 Na ESCOLA ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO encontramos uma solução. Atualmente, parte dos óleos e gorduras residuais é reutilizada para produção de sabões. O sabão é produzido através da reação conhecida como saponificação, na qual um óleo vegetal ou gordura animal é hidrolisado com soda cáustica, o sal de sódio de ácidos graxos (sabão) e glicerol (glicerina). Pode-se utilizar óleos e gorduras de diversas origens como matéria prima para produção de sabão, como sebo de origem animal, óleos vegetais ou mistura de ambos. Outros ingredientes podem ser utilizados para modificar a qualidade do sabão, como a adição de álcool para torná-lo transparente; fragrâncias de odor específico, corantes e até germicidas. Entretanto, quimicamente as propriedades do sabão permanecem exatamente as mesmas, atuando do mesmo modo.
Quem fornecera para nós a receita foi a própria funcionária e os alunos da turma 70, 7º ano foram conferir e ficaram boqueabertos diante da descoberta.
 

Segundo a Aparecida pode até alvejar roupas brancas, pois é excelente o resultado, é espumante; uma boa  esfregada com a mão e está branco novamente, o pano de saco que usa para limpar o chão da cozinha.  Em pisos brancos, os mantêm claros e tudo mais; ela ressalta que tem um cheiro agradável, e nós pudemos comprovar.  
 Receita de Sabão Líquido 
(funcionária da escola - Aparecida)

Ingredientes:
500 grs de soda caustica
1 litro de água fria
3 litros de gordura inservível para o preparo da merenda
2 litros de álcool
20 litros de água quente

Modo de fazer :
Dissolver a soda na água fria. Misturar a gordura mexendo sempre. Colocar o álcool sem parar de mexer. Quando começar a aparecer uma nata na mistura, acrescentar a água quente sempre mexendo. Quando começar a espumar, pode parar de mexer. Se quiser a mistura mais rala é só acrescentar mais água quente. Guardar em garrafas Pet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário