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quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CAPACITAÇÃO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



Na terça-feira, dia 13 de novembro reuniram-se as analistas na Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde no município de Dom Silvério, as diretoras das escolas das redes estadual e municipal de ensino, juntamente com as especialistas em educação dos municípios de  Alvinópolis, Dom Silvério e Sem Peixe para análise e reflexão do Projeto Político Pedagógico. Para esta capacitação contamos  com o apoio das analistas da SRE : Claudete Alves, Josiane e  Wilhiam que faz parte do grupo de assistência do PIP/CBC. No primeiro momento refletimos sobre as respostas  que as analistas obtiveram quando entrevistaram  nas  escolas  os diretores, especialistas, pais de nossos alunos, alunos, professores. E para fechar esse momento assistimos ao vídeo de Vasco Moretto. Para o educador Moretto, o projeto político-pedagógico expressa a visão, a missão e os objetivos da instituição, que vão se realizando à medida que as pessoas vivem o dia a dia da escola. 
É, portanto, flexível e dinâmico, vivenciado coletivamente. “É político porque expressa um compromisso social de formação de cidadãos inseridos num contexto social específico”, explica.As opções didático-pedagógicas feitas no projeto definirão a identidade escolar no tocante à formação cognitiva dos alunos”, explica Moretto, que  o projeto político-pedagógico é um conjunto de princípios orientadores das atividades e relações dos membros da comunidade educativa, que, para construção do projeto político-pedagógico, a base é a identificação pela própria instituição dos valores que norteiam sua ação.  
A escolha de valores explícitos para constituir o referencial da escola determinará sua identidade”, justifica. 
Estrutura do projeto político-pedagógico – Para elaboração do projeto, Moretto propõe uma estrutura composta por quatro níveis. “Isso não significa que eles sejam isolados e independentes”, destaca. O significado da representação está na relação que deve existir entre eles. Simbolicamente, na base de sustentação do projeto estão a visão, a missão e os grandes objetivos institucionais. Eles são o que “sustentam” os referenciais dos outros níveis para manter a coerência de orientação.
 A partir dessa base, vem o segundo nível, que são os fundamentos de três tipos: os ético-políticos, que explicitam os valores que a escolar vai adotar; os epistemológicos, ou seja qual a visão da escola sobre o conhecimento e, a partir desses dois fundamentos, define-se o terceiro tipo, os didático-pedagógicos, que determinam as relações entre professor, aluno e conhecimento.

Definidos esses dois níveis, parte-se para o terceiro, quando se elaboram os projetos setoriais, aqui entendidos como os segmentos em a escola atua, como Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio. Nessa etapa são descritos quem é o aluno de cada segmento e seus tipos de raciocínio, a metodologia adequada, a estrutura dos conteúdos e a forma de avaliação. “Estabelecem-se as características de cada fase da vida escolar”, complementa. Só então parte-se para o quarto nível, em que se são elaborados os projetos por disciplina, tendo por base os elementos propostos nos níveis anteriores. Dentro de cada setor, cada disciplina vai ser trabalhada separadamente. “O papel do professor nessa etapa é fundamental, pois é ele quem vai ampliar as concepções estabelecidas anteriormente, ao definir as características de sua disciplina, seus conteúdos conceituais, seus objetivos, suas especificidades e sua metodologia de trabalho.
Segundo Vasco Moretto, “não existe, portanto, um projeto político-pedagógico pronto para ser implantado na escola”, enfatiza. “Sua elaboração depende do engajamento de todos os envolvidos na escola, cada um em sua função". (Resumo da fala do educador). No segundo momento, Fora exibido para nós participantes slides formatados pelas analistas que trouxeram um referencial teórico acerca do Projeto Político Pedagógico dando abertura para comentários e discussões. 
No terceiro momento, cada escola de posse de seu projeto, e com o material fornecido pelos capacitantes fomos analisar se nossas propostas estavam atendendo os requisitos solicitados. Nós da Escola Estadual São Sebastião chegamos a conclusão que teremos de reestruturar nossa proposta.













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