frase para reflexão


Recados Online


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

JOÃOZINHO, QUE NESTES 4 ANOS ADMINISTROU A CIDADE DE SEM PEIXE CONCEDE ENTREVISTA AOS ALUNOS DO PROETI SOB A COORDENAÇÃO DA ESPECIALISTA MARIA HELENA DE SOUZA

João Schettine Gomes Neto, mais conhecido como Joãzinho de  Quinzola,  o prefeito de Sem Peixe,  concedera na tarde deste dia 13 de dezembro uma entrevista aos alunos do PROETI. Confira: 

ALUNOS DO PROETI: Sabemos que o Senhor assumiu a prefeitura sem nenhuma experiência. Se caso fosse reeleito de que maneira o Senhor trabalharia?


 PREFEITO: Realmente, nunca fui vereador, nunca ocupei nenhum cargo público. Encontrei a prefeitura um pouco  desorganizada, durante  dois anos foi para organizá-la. Pelo pouco de experiência que tive mudaria muita coisa. É só passando pela experiência  que se aprende.

ALUNOS DO PROETI:  Como o Senhor se sentiu ao constatar que na apuração dos votos (1.215) hum mil duzentos e quinze pessoas votaram no Senhor, apostando na sua reeleição?

PREFEITO: Eu me senti orgulhoso. Apesar de minhas falhas, porque ninguém consegue ser 100% e nem até mesmo agradar a todos.Fico feliz porque ainda existiram aqueles que confiaram em mim  e que  acreditaram no meu trabalho. 

ALUNOS DO PROETI: Embora  não tenha sido reeleito, como o Senhor considera a administração feita pelo Senhor nestes  4 anos?
PREFEITO: Depende do ponto de vista quem vê. Realizei uma administração com muita transparência . Procurei no meu mandato  governar visando a população mais  carente; favorecer aqueles que nunca tinham tido uma oportunidade.  Como já disse: não dá para agradar a todos,  contudo particularmente considero ter feito uma boa administração, mesmo sem ter tido  nenhuma  experiência anterior.

ALUNOS DO PROETI: Havendo uma nova eleição, o Senhor se candidataria?

PREFEITO: É algo para se pensar. Depende da solicitação do povo e dos companheiros; também da atual administração. Se for conveniente voltarei... Isso somente DEUS sabe.
ALUNOS DO PROETI:  Do ponto de vista do Senhor  sua adminstração foi boa. Então, o Senhor pode sair de cabeça erguida?

PREFEITO: Posso sair da adminstração com a cabeça erguida, porque tudo o que fiz, realizei com muita transparência e ressalto que estou deixando tudo em ordem. A "casa" está organizada.Estou saindo da administração tranquilo
De acordo com o Senhor Pefeito a documentação para as casas populares está toda em ordem, só depende dos lotes (terrenos) - PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA.  Existe  o terreno para a escola, e eu não posso usar o que é da educação em outra área. 
Prefeito: Agradeço a população de Sem Peixe em geral que acreditaram em mim e no meu trabalho. Desejo a todos sempeixeanos um feliz natal e um próspero ano novo.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

OS ALUNOS DO PROETI ENTREVISTAM O PREFEITO ELEITO DE SEM PEIXE

Na tarde de hoje, os alunos do PROETI entrevistaram o prefeito eleito: DOMINGOS SAVIO DE PAIVA .
ALUNOS DO PROETI:  Qual será a sua prioridade durante os 4 anos de seu mandato?
PREFEITO ELEITO:  A minha prioridade maior será a saúde, porque a saúde puxará todas as outras.
ALUNOS DO PROETI:  Sabemos que em Sem Peixe não há espaço para todos trabalharem. Com isso os jovens da cidade estão indo embora para os grandes centros urbanos. O Senhor já havia se dado conta da situação? O que pretende fazer a respeito?
PREFEITO ELEITO:  A preocupação é muito grande. Os jovens não estão saindo apenas em busca de trabalho , mas também estudar. Desde que fui eleito, tenho corrido atrás. A gente percebe que em nossa região tem crescido as empresas na área dos cosméticos, como  a Bio Extratus em Alvinópolis, a Bothanic Hair em Dom Silvério. Estou vendo se consigo trazer para Sem peixe uma empresa de Shampoo.  Vou incentivar as micro empresas.


ALUNOS DO PROETI: Com relação às comunidades da zona rural percebe-se que em épocas de chuva fica praticamente impossível dirigir-se a elas. O ônibus escolar tem dificuldade para buscar os alunos; o carro da saúde também enfrenta o mesmo problema com relação aos  doentes. O que o Senhor pretende fazer?

PREFEITO ELEITO: Outra preocupação, visto que a chuva é indispensável, a questão da alimentação, os animais, abastecimento de água, mas para as estradas da zona rural realmente não é bom. A primeira coisa a fazer é a prevenção, e esta deve ser feita antes do período das chuvas; colocar cascalho; se tiver que mexer, tudo  deve ser feito antes para que quando vier o período chuvoso  a população da zona rural continue sendo atendida.
ALUNOS DO PROETI:   O que o Senhor considera relevante no seu plano de governo?
PREFEITO ELEITO:  Todas as coisas são importantes. Mas eu tenho um sonho que é de ligar Sem Peixe à BR 262, porque daí vai facilitar o acesso e é até mais fácil trazer uma empresa para cá.
ALUNOS DO PROETI: Dos vereadores eleitos, se a maioria fosse da oposição, qual seria a relação do Senhor (poder executivo), com os vereadores (poder legislativo)?
PREFEITO ELEITO: Eu já fui vereador também. O papel do vereador é fiscalizar o Executivo, legislar. Passou-se a eleição e os vereadores têm que pensar que temos que governar juntos.
ALUNOS DO PROETI: Qual a sensação que o Senhor teve quando ganhou a eleição e as pessoas gritavam o seu nome?
PREFEITO ELEITO: Sem dúvida a sensação foi muito boa. Saber que as pessoas depositaram a confiança deles em mim. Eu sou de Sem Peixe, nasci aqui.

Segundo as palavras do PREFEITO ELEITO dará continuidade às obras  iniciadas como por exemplo
 a creche, o posto de gasolina - o projeto encontra-se em andamento, faz-se necessário estender o perímetro urbano pois onde está pertence ao ESTADO, por isso que ainda não foi liberado. Mas já está sendo viabilizada a redação do projeto.
 No que diz respeito a um novo prédio para escola, disse que há realmente o dinheiro disponibilizado para isso, o problema é encontrar o terreno, visto que o município de Sem Peixe é muito acidentado, porém é algo para ser pensado, porque não adianta construir outro prédio para ter números reduzidos de alunos em cada uma, é uma questão que tem que ser pensada.
No bate-papo com os alunos do PROETI levantou-se a questão como esporte, dança, música, cultura. O prefeito eleito mostrou-se interessado em continuar com  as secretarias em funcionamento para que o jovem e o adolescente tenham acesso a todas estas coisas. Ficou ressaltado por ele que quer governar com a ajuda de todos, que seria interessante os nossos alunos que ali estavam levar seus pais e eles mesmos participarem nas reuniões que ocorrem na câmara municipal. Tanto ele quanto os vereadores foram eleitos para representar o direito do povo, mas é de competência da população ajudar para que a cidade toda seja beneficiada.. Em um dos pontos de sua entrevista falou que é inadmissível que a cidade não tenha um médico residente , que ele está correndo atrás disso. 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PROETI - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E E AMBIENTE SUSTENTÁVEL - PROJETO QUE CULMINOU EM VIAGEM

Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.
Cientistas, pesquisadores amadores e membros de organizações não governamentais se unem, ao redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou, pelo menos, encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. A conclusão, praticamente unânime, é de que políticas que visem a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a idéia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.
Em paralelo as ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta; e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos; a proteção dos mananciais que se encontrem em áreas urbanas e a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.
O PROETI desenvolveu um projeto sobre o meio ambiente e sustentabilidade que teve por finalidade por abordagem o equilíbrio ecológico do recurso florestal para a manutenção de outros recursos dentre eles a ÁGUA,  promovendo ao educando o conhecimento da importância de áreas remanescentes de biomas como reserva ambiental, local onde se encontra a mata que preserva a fauna e a flora para manutenção dos corpos de água , como exemplo de rios. Após desenvolver o projeto o PROETI realizou uma viagem que uniu conhecimento e lazer.

domingo, 25 de novembro de 2012

PROETI : EDUCAÇÃO FISCAL - exercício de Cidadania, mas também lição de Matemática e Língua Portuguesa

                 
 EDUCAÇÃO FISCAL: deve ser compreendida como a abordagem didático-pedagógica capaz de interpretar as vertentes financeiras da arrecadação e dos gastos públicos de modo a estimular                

o contribuinte a garantir a arrecadação e o acompanhamento de aplicação dos recursos arrecadados em benefício da sociedade, com justiça, transparência, honestidade e eficiência, minimizando o conflito de relação entre o cidadão contribuinte e o estado arrecadador.
 Para tanto o professor precisa ter um novo olhar, uma nova postura diante dos conteúdos estruturantes da sua disciplina e incentivar permanentemente o aluno a participar e acompanhar os orçamentos públicos da escola e da comunidade, buscando seus direitos e seus deveres como cidadão. 
Nesta quarta-feira os alunos do PROETI viveram uma situação de aprendizagem bastante significativa. A diretora Eliane Nardy Oliveira permitiu que os alunos do PROETI fizessem a compra para a escola, e os serviçais fizeram a lista de tudo aquilo que a escola estava precisando. Acompanhados dos professores Adriana Lima, Samarone Medeiros, Maura Nardy e a supervisora e coordenadora do PROETI foram até à Mercearia SCHITINE (mercearia do Didi) para fazer as compras. 
De posse dos produtos na mão olharam a data de validade do produto, ao comprar o alho, a cebola, apertaram bem as cabeças de alho e da cebola para ver se estavam firmes; compraram óleo, batata amarela; tiveram que pesar. 
Todos eles receberam o pequeno cupom, no qual constava a quantidade comprada e o valor dos alimentos e o preço a pagar. Bom, através da compra realizada dá para trabalhar quantidade (números naturais) as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão), os dígitos do código de barra brasileiro, regra de três simples. E a própria nota fiscal que é um suporte textual (língua portuguesa)
 No final fora exigido da atendente a nota fiscal das compras que fizeram. Segundo comentário dos professores eles gostaram muito e foi uma aula prazerosa.  

terça-feira, 20 de novembro de 2012

HOMENAGENS A DIRETORA





 No dia  12 de novembro a equipe escolar da ESCOLA ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO homenageou a diretora Eliane Nardy Oliveira; pois tem sido uma parceira não só para a comunidade escolar , mas para todos os segmentos da escola. 
Reunimo-nos para auditório neste dia levando os nossos alunos para lhe prestigiarem, pois a  Diretora de Escola é, por muitos motivos, uma figura exponencial na estrutura de qualquer sistema de ensino, seja público ou privado.
 Suas funções alcançam praticamente todos os setores da escola, e múltiplos são os seus afazeres numa instituição que congrega  alunos,  pais,  professores e funcionários. 
 Suas responsabilidades são imensas, uma vez que estão sob seus cuidados adolescentes, jovens e adultos. 
 A  Diretora é a mestra pensadora, aquela que projeta a escola de qualidade desejada pela comunidade. 
  PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
À DIRETORA  ELIANE NARDY OLIVEIRA
 











quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CAPACITAÇÃO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



Na terça-feira, dia 13 de novembro reuniram-se as analistas na Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde no município de Dom Silvério, as diretoras das escolas das redes estadual e municipal de ensino, juntamente com as especialistas em educação dos municípios de  Alvinópolis, Dom Silvério e Sem Peixe para análise e reflexão do Projeto Político Pedagógico. Para esta capacitação contamos  com o apoio das analistas da SRE : Claudete Alves, Josiane e  Wilhiam que faz parte do grupo de assistência do PIP/CBC. No primeiro momento refletimos sobre as respostas  que as analistas obtiveram quando entrevistaram  nas  escolas  os diretores, especialistas, pais de nossos alunos, alunos, professores. E para fechar esse momento assistimos ao vídeo de Vasco Moretto. Para o educador Moretto, o projeto político-pedagógico expressa a visão, a missão e os objetivos da instituição, que vão se realizando à medida que as pessoas vivem o dia a dia da escola. 
É, portanto, flexível e dinâmico, vivenciado coletivamente. “É político porque expressa um compromisso social de formação de cidadãos inseridos num contexto social específico”, explica.As opções didático-pedagógicas feitas no projeto definirão a identidade escolar no tocante à formação cognitiva dos alunos”, explica Moretto, que  o projeto político-pedagógico é um conjunto de princípios orientadores das atividades e relações dos membros da comunidade educativa, que, para construção do projeto político-pedagógico, a base é a identificação pela própria instituição dos valores que norteiam sua ação.  
A escolha de valores explícitos para constituir o referencial da escola determinará sua identidade”, justifica. 
Estrutura do projeto político-pedagógico – Para elaboração do projeto, Moretto propõe uma estrutura composta por quatro níveis. “Isso não significa que eles sejam isolados e independentes”, destaca. O significado da representação está na relação que deve existir entre eles. Simbolicamente, na base de sustentação do projeto estão a visão, a missão e os grandes objetivos institucionais. Eles são o que “sustentam” os referenciais dos outros níveis para manter a coerência de orientação.
 A partir dessa base, vem o segundo nível, que são os fundamentos de três tipos: os ético-políticos, que explicitam os valores que a escolar vai adotar; os epistemológicos, ou seja qual a visão da escola sobre o conhecimento e, a partir desses dois fundamentos, define-se o terceiro tipo, os didático-pedagógicos, que determinam as relações entre professor, aluno e conhecimento.

Definidos esses dois níveis, parte-se para o terceiro, quando se elaboram os projetos setoriais, aqui entendidos como os segmentos em a escola atua, como Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio. Nessa etapa são descritos quem é o aluno de cada segmento e seus tipos de raciocínio, a metodologia adequada, a estrutura dos conteúdos e a forma de avaliação. “Estabelecem-se as características de cada fase da vida escolar”, complementa. Só então parte-se para o quarto nível, em que se são elaborados os projetos por disciplina, tendo por base os elementos propostos nos níveis anteriores. Dentro de cada setor, cada disciplina vai ser trabalhada separadamente. “O papel do professor nessa etapa é fundamental, pois é ele quem vai ampliar as concepções estabelecidas anteriormente, ao definir as características de sua disciplina, seus conteúdos conceituais, seus objetivos, suas especificidades e sua metodologia de trabalho.
Segundo Vasco Moretto, “não existe, portanto, um projeto político-pedagógico pronto para ser implantado na escola”, enfatiza. “Sua elaboração depende do engajamento de todos os envolvidos na escola, cada um em sua função". (Resumo da fala do educador). No segundo momento, Fora exibido para nós participantes slides formatados pelas analistas que trouxeram um referencial teórico acerca do Projeto Político Pedagógico dando abertura para comentários e discussões. 
No terceiro momento, cada escola de posse de seu projeto, e com o material fornecido pelos capacitantes fomos analisar se nossas propostas estavam atendendo os requisitos solicitados. Nós da Escola Estadual São Sebastião chegamos a conclusão que teremos de reestruturar nossa proposta.













quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PROJETO ÁGUA - EJA

 
         A ESCOLA ESTADUAL "SÃO SEBASTIÃO" se      orgulha de todos os seus alunos sem sombras de dúvidas, mas a turma da EJA tem o nosso carinho especial. São educandários que na época certa de estudar não tiveram as mesmas chances e oportunidades que muitos de nós tivemos em épocas passadas.Hoje são alunos exemplares. Para a a mostra cultural que ACONTECEU  na escola no dia 01/11/2012 a EJA juntamente com a professora Adriana Passos desenvolveu o PROJETO ÁGUA. E as questões que nortearam o projeto foram baseadas no tratamento da água. Como é tratada esta água que chega à torneira de nossas casas..... Para Obterem respostas a todas as questões visitaram a estação de tratamento de água na cidade de Ponte Nova, e foram recebidos calorosamente pela Sônia Madali - Bioquímica, professora de química geral, química orgânica, química inorgânica na UNIPAC em Ponte Nova, que mostrou-lhes todos os campos da ETA e deu preciosíssimas informações. _Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água

a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas: - Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila. - Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. - Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água. - Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. - Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças. - Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças. - Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.