frase para reflexão


Recados Online


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

07 DE SETEMBRO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

No dia 07 de Setembro o Brasil comemora sua independência. Independência é sinônimo de LIBERDADE. E o que é ter LIBERDADE? Liberdade é conviver numa sociedade democrática e pluralista! Ter liberdade para dar opinião, agir e participar. A liberdade não deve ser mendigada e sim, conquistada. Entendemos que nos dias atuais as pessoas estão mais conscientes e lutando por tempos melhores. O povo brasileiro está tecendo a cidadania gradativamente. Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la: votar em quem quiser , devolver uma mercadoria  que já perdera a validade, ter o direito de ser negro sem ser discriminado, etc..
através da dança, da música, dos gestos corporais expressa-se a liberdade de expressão.
Ter liberdade não é fazer o que se quer na hora que se quer, sem dar satisfação a ninguém dos próprios atos. Para usar a liberdade é necessário: a educação, a formação do caráter e a reflexão antes do agir. Nossa liberdade é limitada pela consciência, pelas leis, pelos direitos dos outros. A liberdade é irmã da disciplina. Andam juntas. Dá direitos, mas exige obrigações.
                                           
                                       

Um verdadeiro cidadão não é só um habitante da cidade. Um verdadeiro cidadão é aquele que goza dos seus direitos civis e políticos e que também cumpre com seus deveres
Este cartaz representa o marco deste dia: Aqui Dom Pedro I às margens do Rio Piranga rompe com Portugal - deixamos de ser colônia para tornamos uma nação
Nossas crianças, adolescentes e jovens necessitam de líderes. 


Ajude a melhorar o nosso país. Seja um sujeito ativo. Seja uma verdadeiro cidadão. O BRASIL  precisa de VOCÊ!  "Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação" (Tiradentes)      







    



      






Um comentário:

  1. Ter responsabilidade é um dever cidadão que caminha paralelamente ao uso devido de seus direitos.Exercemos cidadania quando somos conscientes de nossas atribuições obedecendo regras sem perder de vista os nossos direitos que identifica e dignifica o ser humano.

    ResponderExcluir