frase para reflexão


Recados Online


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PRÁTICA INOVADORA E COM SENTIDO

 HISTÓRIA DO CHAPEUZINHO VERMELHO

 A professora de Língua Portuguesa Raquel Cristina procurou inovar, trazendo uma prática diferente de contar história e produção de texto. Leia com atenção os procedimentos adotados por ela que muito chamou a atenção dos alunos do 7º ano:
Antes de iniciar a contação da história, explicar que a dupla ou trio de participantes só poderá pegar o objeto que está ao centro deles (copo, bolinha, etc) quando for falado a palavra Vermelho.  As mãos dos participantes deverão ficar para trás caso eles estejam em pé ou no colo, e se porventura estiverem sentados, durante a leitura, para que todos tenham a chance de pegar o objeto. 
Este exercício oferece a oportunidade de trabalhar : atenção auditiva, reflexo, prontidão, o lúdico, a alegria, e o prazer de brincar, saber ganhar e perder, o respeito pelo outro, etc. Após contar a história conduzir os alunos para a sala de aula e solicitar uma produção de texto, reconto da história contada e até emitir opinião a respeito da aula.
Os adolescentes estavam atentos. Este método utilizado pela professora nos remete a proposta socio-interacionista : Feinet, em seus pressupostos teóricos nos fala das aulas-passeio, Decroly nos fala de uma aprendizagem focada no centro de interesse do aluno. Pela imagem, percebe-se que é possível aliar teoria à prática. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário